top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

PRETOS-VELHOS: A ALMA DA UMBANDA

Atualizado: 4 de mai. de 2023


(Luiz de Miranda – Pai no Santo)

Se a Umbanda pudesse ser definida em uma única Linha de Trabalho, certamente seria a Linha dos Pretos Velhos. Essas Entidades trazem consigo todos os fundamentos que alicerçam os pilares da Umbanda. Desde a travessia do Atlântico, até os dias atuais, são exemplos notáveis de fé, sabedoria e resistência. Trouxeram para o Brasil uma vasta cultura, que se estende pelas artes, culinária, religiosidade, cultivo e plantações, medicamentos naturais capazes de curar doenças, arquitetura e literatura.

É importante sempre ressaltar que os negros trazidos da África não eram escravos, e sim, escravizados, e que nunca aceitaram essa maldita condição imposta pelos colonizadores europeus, aqui no Brasil.

Falar de Preto Velho é falar de resistência, fé e coragem. Homens e mulheres que debruçados sobre suas dores, buscavam formas e maneiras de libertarem seu povo dos terríveis algozes. Uma luta que perdura até os dias de hoje, no que diz respeito a igualdade e equidade das raças, gênero e condições sociais.

Preto Velho é paciente, mas nunca acomodado, é tolerante, mas nunca permissivo, é bondoso, mas nunca ingênuo, é resignado, mas nunca conformado.

Preto Velho é a ancestralidade do povo brasileiro. Homens e mulheres de pele preta que derramaram seu sangue para libertar brancos, negros e indígenas de toda opressão. Preto Velho lutou e continua lutando por todos os marginalizados, por todos aqueles e aquelas que são desprezados, esquecidos e oprimidos pelo sistema colonialista da supremacia branca.

Sentar-se à frente de um Preto ou de uma Preta Velha, é ter a certeza que será acolhido por um espírito que sabe bem onde dói a ferida.

Geralmente, essas Entidades se vestem com roupas em xadrez preto e branco. Tal costume tem várias explicações, dentre elas: determinados escravos só podiam se vestir de branco ou xadrez preto e branco/ O uso era um protesto contra a segregação racial/ O equilíbrio entre a luz e a ausência dela/ o fim de uma existência e início de uma outra.

O seu cachimbo além de ser um meio de espargir energias negativas através da fumaça (mundo celestial), simboliza também o sagrado feminino (depositário das ervas) e o masculino (tubo de fumaça) e ainda o mundo terrestre (ervas).

Suas rezas e benzimentos tem grande poder de cura e alívio para as dores e doenças do corpo e da alma.

Uma palavra dita por um Preto Velho nunca deverá ser esquecida, pois nela está contida os fundamentos da sabedoria ancestral.

As primeiras incorporações de Pretos Velhos, deu-se no século XIX, em Terreiros de Macumba do Rio de Janeiro, e ainda, de acordo com alguns historiadores, no século XVIII em Terreiros de Calundu, em Minas Gerais, através de Luzia Pinta, médium que foi denunciada ao Santo Ofício no ano de 1739 como feiticeira e enviada a Portugal no ano de 1742 para ser julgada pelo Tribunal de Inquisição de Lisboa, onde permaneceu encarcerada no calabouço do “Santo Ofício” durante dois anos, sem que se saiba qual o seu destino.

“Branco quem disse que Preto Velho não sabe ler. Preto Velho pegou na pemba, escreveu pra branco ler.” Esse é um trecho de um dos pontos mais enigmáticos da falange dos Preto Velhos, nele está contida toda uma sabedoria que vai além da escrita formal, sinais que remetem ao mundo espiritual e que são desconhecidos pela maioria das pessoas. Chamados de pontos riscados, garantem ao ambiente e as pessoas que nele estão, bênçãos de proteção e segurança, invocando forças espirituais para garantirem o êxito dos trabalhos ali realizados.

Estar diante de um Preto Velho é a oportunidade de agradecer por todas as grandes conquistas sociais e políticas, das quais hoje todos usufruem.

Preto Velho é de fala mansa, mas não é manso, é humilde, mas não subserviente, é pacífico, mas não passivo. Preto Velho sempre sabe o que diz, e diz o que é preciso ser dito. Ele ensina a esperar a colheita do que se plantou, mas nunca descansar diante da plantação, pois só assim, é capaz de impedir que todo seu trabalho seja destruído por ervas daninhas.

Preto Velho é sábio e quer que todos os homens e mulheres de bom coração desfrutem do dom da sabedoria.

Adorei as Almas!

70 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Patricia Martiliano
Patricia Martiliano
13 may
Obtuvo 5 de 5 estrellas.

Adorei as almas. Que nunca nos falte um colo de preto velho para chora e uma 🤍🖤

Me gusta
bottom of page