Não diferente de tudo que já sabemos em relação a influência das cores em nossas vidas, no que diz respeito as emoções, sensações e humor, o preto e vermelho de Exu também tem seu simbolismo, influência e fundamentos dentro da Umbanda.
No vermelho, cor vibrante e ativa, vemos a representação do sangue: fonte da manutenção da vida. Cor que desperta o desejo, paixão, poder, coragem para enfrentar os obstáculos da vida,e o dinamismo necessário para estarmos sempre atentos.
Já o preto com toda sua autoridade, vem representando a noite, os mistérios da espiritualidade, o domínio sobre os sentimentos mais íntimos. Uma cor que remete a segurança e proteção. A cor que absorve, altera e modifica as energias.
De acordo com cada tradição, os Exus podem se vestir com outras cores, que representam a tradição e fundamentos daquela comunidade.
Importante sempre ressaltar, que ao vestirmos nossos Exus e Pombagiras precisamos respeitar suas histórias, fundamentos e campo de atuação. Pois, cada cor, cada detalhe é a representação dessas Entidades na vida de seu médium. Por isso, é fundamental que o médium tenha seu Exu ou sua Pombagira assentados, para então poder vestí-los adequadamente, e assim, potencializar essas incorporações. Vestir um Exu e Pombagira é um ato de muito fundamento na Umbanda, desde que respeitando o que aqui já foi dito. Gira de Exu não é desfile de modas. Não se veste um Exu ou Pombagira para se exibir, e sim, para trazer o axé dessas Entidades tão importantes em nossos Terreiros.
Comments