Solanum cernuum.
Descrição : Planta da família das solanacear, arbusto grande e perene, ramos com pelos pardacentos e compridos; folhas alternas, oblongas e coriáceas; fruto baga globosa e amarela. Arbusto que medra nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Folhas grandes, alternas, oblovais, pecioladas. Flores em cimeiras. O fruto é um baga lisa, amarela.
Origem : América do Sul.
Plantio : Multiplicação: por sementes e estacas do caule ou raiz;
Cultivo: Planta brasileira, ocorre em todo o país, principalmente ES, MG e BA. Prefere solos secos e arejados, arenoargilosos e com alguma matéria orgânica. O plantio deve ser feito no início da primavera em espaçamento de 1 metro entre plantas.
Colheita: Colhem-se as folhas o ano todo.
Indicações: basicamente as pessoas usam esta planta para problemas renais. Possui ação diurética, sendo muito indicada para infecção urinária. Por apresentar uma ação depurativa pode ser empregada para uma série de doenças, como: úlceras cutâneas , doenças de pele, urticária e eczemas. Grande auxiliar na cura de doenças venéreas, sendo usada inclusive para gonorreia. É empregada ainda em distúrbios uterinos e como calmante para pessoas com problemas no coração. Auxilia no processo digestivo e na desobstrução do fígado, além de possuir ação hemostática (sustar hemorragias).
O aroma desta planta, quando em cozimento, é muito intenso, o que faz com que algumas pessoas desistam do tratamento.
Pessoas com pressão arterial baixa, devem evitar o uso desta planta.
O chá da panaceia é feito com uma xícara de água fervente e uma colher de sopa das folhas e flores, deixando abafado por dez minutos.
Uso ritualístico: É uma erva consagrada aos Orixás Omulu e Nanã. Serve para limpeza dos assentamentos e otás. Usa-se ainda, como banho de descarrego e limpeza, sempre tomado do pescoço pra baixo.
O banho da panaceia, acrescentado das folhas de canela de velho, são excelentes para combater fadigas e cansaço. Tendo ainda importante papel no alívio de dores nas articulações, artrose e reumatismo.
Comments