ORAÇÃO A EXU
Senhor das sombras e da luz. Senhor das auras e da aurora. Senhor das ruas que nos conduz. Senhor do Tempo e do Agora.
Senhor que me chama e me abandona. Senhor que ama e odeia. Rei justo das sensações humanas, olhai por meus passos insanos. Senhor que me acoberta e me repele. Senhor que em todas as horas se revela. Senhor das brigas e calmarias, ajustai o tempo para mim. Senhor, eu nada lhe peço, imploro que meus passos sejam protegidos, que meus olhos que a tudo assistem, possam ter a sua força e soberania. Laroiê, Exu!
ORAÇÃO A OBALUAIÊ
Senhor das minhas chagas e de minhas curas, Senhor que abraça a vida e a terra, orai por mim e por minha alma. Abençoe a mim e à minha vida, Senhor dos mortos e da vida, Senhor dos sonhos e destinos, demande o tempo sobre meus amigos, revele a cura de nossas feridas, Senhor dos Senhores Ancestrais.
Senhor dos Senhores das lágrimas, acalmai os que choram, os que sofrem, os que adoecem, os que imploram. Senhor da minha vida e de minha esperança, Senhor que sai da terra e tudo alcança, tenha piedade de mim, tenha piedade de nós. Senhor do espelho que não vê, Senhor do oculto e do saber. Senhor dos animais e do amanhecer, nos conceda a cura para viver.
Banho da segunda-feira: água de arroz ( a água que escorre quando lava o arroz), folha de mamona . Tomar do pescoço pra baixo.