top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

O QUE É SER UMBANDISTA?


Filhos de Santo se preparando para oferendas

Muitos são os seguidores da Umbanda no Brasil, que lotam Terreiros e Casas com suas vestimentas brancas e pés descalços. Incorporam Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Boiadeiros, Exus, Pombagiras e Orixás. Mas será que todos esses médiuns têm conhecimento do seu verdadeiro papel dentro da comunidade a que pertencem? Eis a questão!

Antes de tudo, é preciso compreender que a Umbanda é uma religião para todos, mas nem todos são da Umbanda. Existem os que procuram a Umbanda para resolverem algum problema de ordem material, espiritual ou emocional, tal qual como quem procura um médico quando está sentindo alguma dor, e depois de atendidos e tratados, seguem outros caminhos e só voltam a procurar um Terreiro quando se vêm em novos apuros. Nesse grupo, estão incluídos aqueles que, por conta dessa procura, e pelo recebimento da graça, acabam ingressando na Umbanda e dela fazendo a sua religião. São esses os que conheceram a Umbanda pela dor.

Num outro grupo, encontramos aqueles que, por terem um parente, amigo ou conhecido que é Umbandista, acabam por despertarem uma curiosidade em conhecer a religião. Chegando num Terreiro, se encantam com os rituais, vestimentas e aconselhamentos das Entidades, sendo tocados por uma sensação de bem-estar e prazer. São esses os que conheceram a Umbanda pelo amor.

Independente de como alguém conheceu a Umbanda, o que é preciso responder, é: o que é ser Umbandista?

Ser Umbandista é mais do que vestir uma roupa branca. É ter em seu coração todas as cores que representam todas as formas de vida, respeitando e auxiliando dentro de sua capacidade e limitações, todos aqueles que o procuram pedindo ajuda, ou simplesmente, respeitando todos os que passam pelo seu caminho.

Ser Umbandista é mais do que estar com os pés descalços numa Sessão (louvores aos Orixás e Entidades). É antes de tudo, ser grato a sua ancestralidade por tudo que viveram e sofreram. É ter a humildade de reconhecer seus erros e pedir perdão. É auxiliar ao irmão em desespero, sem pedir nada em troca.

Ser Umbandista é mais do que pendurar guias e colares no pescoço. É honrar as histórias, lutas, dores e sofrimentos daqueles que deram suas vidas para fazerem da Umbanda uma religião de fé e garantida pela Constituição do nosso país. É entender que em cada guia, colar, fio de conta; existe a representação de um povo que até hoje sofre perseguições, preconceitos e repressões.

Ser Umbandista é mais do que preparar padês, assentamentos e oferendas. É saber cuidar bem de quem precisa de você, é respeitar os que se encontram em lugares menos privilegiados do que o seu. É alimentar os que pedem comida e orações, e, os que só querem um ombro amigo pra chorar suas mágoas, sem serem julgados.

Ser Umbandista é compreender as fraquezas e vícios do outro, entendendo que todos nós, de alguma forma, também temos nossas imperfeições.

Ser Umbandista é entender que a Umbanda é muito mais do que uma religião: é a vida em movimento. É a manifestação do poder de Deus (Olorum) através das Suas criações.

Ser Umbandista é enxergar em nossos erros, a capacidade de crescer e melhorar. É ser feliz, mesmo quando as circunstâncias são adversas. É se permitir a chorar, quando estamos tristes. É ter raiva, ódio, inveja, mágoas, ressentimento...: feridas que insistem, por vezes, arderem em nossas almas. É não mentir pra nós mesmos, e se possível, pra ninguém. É saber que somos humanos à caminho da luz, e que cada dia é uma oportunidade única para cicatrizarmos àquelas feridas que só nós sabemos onde dói.

Ser Umbandista é se dar em sacrifício por amor a Deus e aos Deuses, sem sangrar.

Ser Umbandista é acreditar em Jesus Cristo sem pertencer ao cristianismo. É ser fiel aos princípios Daquele que dedicou sua vida a amar ao próximo como a si mesmo e fazer desse amor, arma infalível para levar alento e socorro aos desvalidos e marginalizados.

Ser Umbandista é saber ler, respeitar, cuidar e aprender com o Livro Sagrado de Deus: a natureza. É honrar seus Orixás através do comportamento ético e moral. É saber que a cada incorporação, manifestam-se os mistérios de Deus.



69 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
rhayrasilvaoliveira
rhayrasilvaoliveira
16 oct. 2023

Que lindo♥️

Axé 💙

J'aime
bottom of page