O Peregun é uma das folhas mais antigas e conhecidas no meio Umbandista. Erva sagrada utilizada em quase todos os rituais, traz consigo muitos fundamentos e mitos. Um deles diz: “ Peregun presenciou o crescimento da humanidade. Sempre há de nos trazer sorte. Peregun segura nossa sorte, segura a sua presa no dia da caça e assim, alimenta os seus filhos.” Neste mito, a explicação de que o Peregun nos protege de nossos opositores e faz com que nos harmonizemos com os nossos semelhantes.
Outro mito: “ Peregun fez pacto com Aje (divindade da prosperidade e riqueza. Mãe ancestral) para sua vinda à Àiyé( Terra ou mundo físico, paralelo ao orun) Ifá dissera, quando Peregun o procurava pela sorte, se você quiser ter sorte, deverá ajudar a humanidade, fazendo um pacto com Aje, para poder sempre ter e poder emanar sorte, para quem lhe procurar por sua ajuda. Foi então, que Peregun tinha feito pacto com Aje antes de vir ao mundo, mas não tinha quem o pudesse levar para Àiyé. Novamente foi a Ifá, e este dissera: Peregun se você quiser realizar o seu trabalho em Àiyé procure por Ogun, pois ele sempre está indo para Àiyé. Peregun procurou por Ogun, mas ele só levaria Peregun, se ele dividisse a sua sorte com ele. Foi então que Peregun tinha aceitado, e por essa razão Ogun lhe dissera: “Vou dizer a toda humanidade, que Peregun emana a sorte, e quem com ele ficar será agraciado pela mesma”. Desde então Peregun foi conhecido e muito procurado por todos em Àiyé”.
“É Peregun que chama os Espíritos do além para a Terra”.
Observa-se neste mito, o poder de Peregun em chamar as riquezas do além, para quem dele faz uso adequadamente.
O nome Peregun vem da contração do verbo “PÈ”, que significa chamar, com o verbo “EGÚN” que significa espírito, ancestral. Logo, entende-se que essa erva é usada para “evocar” os Espíritos de forma segura e proveitosa. Pois, a própria pronúncia de seu nome já funciona como um “ofò” (elogio). Nossos ancestrais então, entenderam que se o Peregun pode chamar os Espíritos, pode chamar a riqueza!
Esta folha é usada para proteger e encaminhar os Filhos no Santo, principalmente em sua iniciação na Umbanda. Ela está presente desde a camarinha até a coroação. Seu uso traz segurança e bom desempenho nos Trabalhos realizados dentro da Casa de Santo. Afinal, ela nasce com o Orixá e acompanha seu filho por todo sempre.
Algumas louvações feitas por nossos ancestrais a esta sagrada folha:
“Das folhas do Peregun nasceu uma mulher encantada que dá a essa folha, todo o poder da natureza).
“Nós saudamos suas folhas”.
“Ela leva os Espíritos da escuridão para outro lugar além do mar).
“O Peregun tem um grande poder.
Erva consagrada a Ogun e com forte ligação com Oxum, devido a sua associação com a água.
É considerada uma folha de excitação masculina, ligada a terra.
Existe também o Peregun listrado e vermelho. O listrado é oferecido a Logun, Oxumaré e Oxosse. Já o vermelho, também conhecido como erva-fogo, é oferecido a Xangô e Iansã.
(Por Luiz de Miranda – Pai no Santo)
Fontes de Pesquisa: Tradições do Candomblé/Blogspot
Peregun vermelho
Peregun listrado
Comentarios