O Cruzeiro das Almas geralmente é associado ao Campo Santo ou Calunga Pequena, que todos conhecem como Cemitério. Lá, ele é um ponto de referência, onde as pessoas se dirigem para acenderem velas e fazerem orações em homenagem aos seus entes queridos e também para pedir que as Almas de luz, encaminhem os espíritos necessitados. Um lugar de grande concentração de forças espirituais de toda ordem, pois não faltam pessoas mal intencionadas e de coração endurecido, que vão ao Cruzeiro com a intenção de prejudicar seus semelhantes através de magias e orações voltadas para o mal, evocando almas que se encontram em sofrimento ou perturbadas pelos sentimentos de ódio, vingança e remorso; e dirigindo essas energias de encontro a quem querem prejudicar. O que, como Umbandistas, lamentamos profundamente e repudiamos veementemente, alertando a esses irmãos, que todo mal que se encaminha a outrem, uma hora volta para si mesmo, e volta de maneira muito mais densa e agressiva, causando todo tipo de doenças físicas e psíquicas. Ao mesmo tempo e em número muito maior, temos no Cruzeiro das Almas, uma grande concentração de Espíritos de luz, trabalhadores incansáveis na orientação para o desprendimento de irmãos recém-desencarnados, e que, por algum motivo, sentem-se desorientados, necessitando do amparo e compaixão desses Irmãos de Luz, que trabalham sob as bênçãos do amor e misericórdia de Deus, onde não existe religião e sim, dedicação ao bem e a caridade.
Nos Terreiros de Umbanda, o Cruzeiro das Almas ali construído, tem uma importância primordial para a firmeza e o bom andamento dos Trabalhos da Casa. Com finalidade diferente do Cruzeiro do cemitério, é neste ponto de força, que nossos Pretos-Velhos, trabalham sob as vibrações do Orixá Omulu/Obaluaiê; criando um canal energético dos rituais realizados na Casa com a espiritualidade, que tem por missão, encaminhar para doutrinação, espíritos perturbadores, quiumbas e obsessores, que geralmente acompanham pessoas que buscam ajuda em nossos Terreiros. O Cruzeiro das Almas é usado para que esses filhos, que estejam sofrendo essas perturbações, sejam ali levados e descarregados, num procedimento que pode ser desde uma vela que se acende, até um sacudimento (ritual de limpeza e reequilíbrio das emoções).
Por ser um ponto de força que tem como finalidade a caridade e a assistência a espíritos necessitados, o Cruzeiro das Almas, na Umbanda, é fonte de luz, amor e compaixão. Onde, inclusive nós encarnados, encontramos meios de sermos atendidos em nossos apelos, anseios e preocupações. É ali também, que através de oferendas e orações, envolvidas em uma energia plena de gratidão, homenageamos nossos antepassados e entes queridos, que já partiram para a Pátria Espiritual.
Entendemos, portanto, que o Cruzeiro das Almas, num Terreiro de Umbanda, é a reunião de Espíritos auxiliadores e socorristas, que ao lado dos nossos Pretos Velhos, fazem chegar até nós, o bálsamo curador de todos os males: o amor, o elo que nos une a espiritualidade superior e nos faz perceber e sentir a grandeza e alegria de sermos Umbandistas.
Comments