Muitos Umbandistas acreditam que para alcançar uma graça dos Orixás e Guias basta que se tenha fé. Sim, a fé é um poderoso instrumento para se alcançar o que deseja. Afinal, a fé está atrelada a absoluta confiança e total crença em algo ou alguém. É aquela força que te reanima, te levanta e te faz ter a certeza de que tudo vai ficar bem. Ao mesmo tempo, ela pode ser a negação da dúvida, e isso não é bom. Negar a dúvida é negar o direito de saber, de aprender, de crescer. A fé precisa obedecer ao racional, ao óbvio, ao sensato. Caso contrário, ela se transforma em fanatismo, radicalismo e passa a ser motivo de disputa, de guerra e de poder.
Hoje se vivem dias muito difíceis em relação à fé religiosa. Não são poucos os exemplos de intolerância que culminam em agressões verbais, físicas, morais e psicológicas, oriundas de pessoas que querem a todo custo imporem sua fé; como se tal coisa fosse possível. Não, a fé não pode ser imposta; até porque, cada um tem o direito de escolher no que acreditar ou não acreditar.
A fé religiosa do outro não tem que ser tolerada, tem que ser respeitada. Quando você tolera algo ou alguém, te falta amor; diferente de quando você respeita. E não é essa a Lei: amar ao próximo, como a ti mesmo?
Logo, o Umbandista sabe que para sua fé realizar prodígios, é preciso ter amor ao próximo e a tudo que se realiza em seus rituais e na sua vida.
Só o amor é capaz de sustentar uma fé saudável, leve, pacificadora e realizadora.
Só o amor é capaz de reconhecer os limites do outro.
A fé sustentada pelo amor, apazigua, acalma, regenera e realiza o que é bom.
O amor dispensa o excesso, para dar lugar ao necessário. Doa, sem nada querer em troca. É grato por excelência.
O amor não é magia, é sentimento, é ação.
Amar antes de ter fé, ou ter fé e aprender a amar, é o caminho para uma vida plena no equilíbrio e na serenidade.
Você só consegue amar de verdade aquilo que você conhece e sente. Quando você conhece, você se encanta. Quando você sente, você se entrega. É isso! O amor é a entrega para aquilo que te faz bem.
Os Orixás e Guias da Umbanda não exigem de você uma fé inabalável. Mas, esperam que tudo aquilo que faça para eles ou com eles, seja feito por amor.
A fé realiza, o amor ensina o caminho.
Se entregue ao amor e viva o verdadeiro poder da fé.
Lembrando sempre: DEUS É AMOR.
(Luiz de Miranda – Pai no Santo)
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. Paulo de Tarso
Comments