Certa vez, Iansã, que não leva desaforo para casa, andava em pé de guerra com o grande Rei Xangô, pois há tempos, este procurava diversão fora dos limites de seu palácio. Quando Iansã saía do sério, se transformava num enorme búfalo, com seus chifres e coices quebrava e destruía tudo ao seu redor, no entanto, de nada adiantava, pois Xangô era tão forte que a dominava. Sendo assim, Iansã começou a pensar numa forma de vencer de uma vez por todas suas brigas com Xangô. Então resolveu pedir a ajuda a um outro Orixá, Exú:
“Exu, meu amigo, por favor me ajude. Não aguento mais as brigas com Xangô! Quero uma poção que faça com que nunca mais seja dominada por ele”!
Exu é o orixá mensageiro, um grande e esperto brincalhão, mas também um grande conhecedor de feitiços e poções mágicas. Então ele disse a Iansã:
“Iansã, minha querida Oyá, vá até a floresta e colha um punhado das ervas que te descrevo, assim que terminar a tarefa, traga tudo para mim”.
Assim Iansã fez. Exú preparou uma poderosa poção e mandou que Iansã tomasse. Imediatamente o encantamento fez efeito e Iansã se transformou em uma linda borboleta.
Xangô ficou enfurecido e revoltado soltando raios e trovões com o desaparecimento de sua indomável esposa, enquanto ela, em sua forma de borboleta, observava tranquilamente tudo lá do alto. Assim que os ânimos se acalmaram, Iansã voltou a sua forma de Orixá perguntou a Exú:
“Por que me transformasse em uma borboleta e não em um animal ainda mais forte e feroz que um búfalo”?
Exu lhe respondeu:
“Iansã, você já é uma guerreira, estando furiosa como vento, você arrasaria o mundo em um poderoso vendaval. Como raio, você acabaria com as aldeias. Como fogo, você destruiria o mundo num incêndio. Como um animal violento nunca conseguiria vencer a Xangô. Porém, como borboleta além de manter suas cores e perfumes, você também será capaz de voar com suas asas ao sabor do vento. No momento em que você e Xangô se enfurecerem, voe para longe com suas asas de borboleta. Nem sempre é necessário enfrentar um campo de batalha com força e violência. A coragem e a bravura também podem estar na paciência e na delicadeza de uma leve borboleta”
Opmerkingen