Na língua kimbundo (banto), é chamada de FUNDANGA. Já em yorubá, é conhecida como TUIA.
A pólvora, sempre foi um elemento muito importante e usado com frequência em Terreiros de Umbanda. Atualmente, é raro encontrar uma Casa que realize esse tipo de trabalho, pois faltam pessoas devidamente preparadas e aptas para manusear um elemento tão poderoso, e que requer cuidados especiais para evitar acidentes. Sua comercialização só pode ser feita por Lojas de artigos religiosos que tenham a licença da Polícia Civil e do Exército.
Composta de salitre (nome dado ao nitrato de potássio), carvão e enxofre. De todos esses três, o enxofre é o elemento mais atuante. Todo macumbeiro sabe do poder do enxofre para afastar quiumbas e obsessores. Agora imagina esse mesmo enxofre juntamente com o carvão e o salitre, causando uma explosão?! Isso mesmo: toda negatividade, espíritos obsessores, quiumbas que estiverem perto da pessoa ou nos locais que essa pessoa vive e trabalha, serão mandados pra longe. Pois muitas vezes, um quiumba está tão "grudado" na pessoa, que só com o efeito da explosão do enxofre é possível arrancá-lo. Sabe-se de grandes resultados de curas através desses procedimentos. No entanto, é sempre bom ressaltar os cuidados que se devem ter antes, durante e principalmente depois da execução desse tipo de descarrego. Sempre comparo o descarrego com pólvora ou "ponto-de-fogo", ao tratamento dado às pessoas com câncer: radio e quimioterapia, que tanto destroem as células doentes como também afetam as saudáveis. Por isso mesmo, nunca aplicar esse tipo de descarrego sem o devido conhecimento e preparo. Inclusive, esse ritual deve ser realizado em áreas externas, pois a fumaça da pólvora que afugenta os quiumbas, é extremamente tóxica para o corpo humano.
Por ser um elemento que representa o poder da limpeza e descarrego, a pólvora não deve ser usada a bel prazer; pois seu uso deve estar restrito a casos de grande necessidade. O pensamento firme e a devida concentração são fundamentais, pois bem sabemos que, com a explosão da pólvora, é gerado um grande movimento energético no astral, e qualquer distração pode se colocar tudo a perder.
Devido ao seu poder ambivalente, em mãos erradas, a fundanga servirá para trabalhos voltados ao mal, que certamente causarão enormes transtornos aos que por esse trabalho forem atingidos. Só uma Entidade, em um(a) médium sério(a) e capacitado(a) saberá dizer se uma pessoa está ou não sendo vítima de um ponto de fogo. Sabendo disso, as providências são tomadas e a magia negativa desfeita.
Imaginem vocês, que um elemento demonizado pelo cristianismo, como fonte de todo mal, é exatamente o que traz cura e liberta pessoas de energias negativas: o enxofre. Que aliás, sabemos bem, dos benefícios desse elemento químico para a saúde dos seres vivos.
Muito interessante e útil, a postagem. Ouve-se muito sobre esse tipo de descarrego, mas pouco se sabe sobre ele. As informações aqui contidas, de muito elucidam a questão. Mais uma vez, obrigada por seu afinco e compromisso com a nossa religião.