São Gonçalinho: erva de grande poder e axé. Não deve ser queimada em defumações. Usada para banhos, amacis e lavagem de guias e otás consagradas ao Orixá Ogum.
Seu uso medicinal está associado a combater inflamações e propriedades analgésicas. Maceradas ajudam nos casos de picadas de cobras e insetos.
Egenda: erva de grande fundamento do Orixá Ogum. Auxilia no desenvolvimento dos médiuns iniciantes, facilitando a incorporação.
Usada única e exclusivamente em banhos e defumações.
Tansagem: usada em banhos de purificação e limpeza, equilibrando as emoções e sentimentos.
Usada nos amacis, lavagem de guias e otás.
Seu uso medicinal está associado no auxilio do tratamento para doenças respiratórias e intestinais.
Losna (artemísia): erva de grande fundamento ao Orixá Ogum em banhos e defumações. De acordo com histórias antigas contadas por nossos antepassados, a losna tem o poder de afastar quiumbas e toda forma de energia negativa. Seu ramo pendurado na porta de entrada da casa, traz equilíbrio e disciplina para o ambiente. Seu uso medicinal só deve ser feito por orientação médica.
Cana do brejo: erva usada para cortar demandas e desfazer trabalhos de magias negativas. Muita usada em amacis, limpezas e fortalecimento de guias e otás.
Seu uso medicinal está associado ao auxilio na cura dem doenças do sistema urinário.
Espada de Ogum: erva muito usada em banhos (fervida) , defumações e lavagem de otás e guias. Plantadas em vasos, deve ser mantida do lado de fora da casa, evitando a entrada de energias negativas e pessoas com más intenções.
Oficial da sala: os banhos com suas folhas garantem proteção contra demandas. Muito usada também para encorajar em momentos de indecisão e controlar crises de ansiedade e pânico.
Aroeira: para o Orixá Ogum usa-se as folhas em banhos e limpezas de otás e guias. Erva muito usada em sacudimentos, realizando uma limpeza profunda em pessoas e ambientes.As flores conhecidas como pimenta-rosa são dedicadas a Exu.
Crista de Galo: muito usada em decorações nas obrigações e rituais em homenagem ao Orixá Ogum. Traz proteção, equilíbrio e firmeza para os rituais.
Dragoeiro ou Sangue de Dragão: poderosa erva usada em amacis e lavagens de guias . Sua resina de cor vermelha é usada para lavar os otás consagrados ao orixá Ogum.
Sândalo: suas flores e folhas são usadas em banhos para trazer equilíbrio e acalmar tensões emocionais.