Benefícios da Aperta Ruão Para Saúde: Em caso de queda do útero (prolapso), utilize-se das folhas em banhos demorados. Se quiser tratar hemorragia, problemas de fígado ou blenorragia, ingira chá das folhas do Aperta Ruão. Quando a diarreia é mais forte, faça lavagem intestinal com o chá de Aperta Ruão. Acrescente uma colher de pó das folhas. A planta Aperta Ruão cozida serve para fazer bochechos ou lavar feridas. Se sofrer de mau hálito, procure mascar as folhas, cascas ou raízes do Aperta Ruão. Elas prometem perfumar a boca e agir contra o mau cheiro. Existe uma forma de potencializar as propriedades do aperta-ruão. É a infusão. Ela ajuda a tratar as amigdalites, bastando fazer vários gargarejos ao dia. Também melhora os problemas do trato digestivo e intestinal. Para isso é só tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. A infusão também é útil para limpeza vaginal, bastando tomar um copo quatro vezes todos os dias. Ao tomar um copo até quatro vezes por dia, é possível tratar problemas como fibroma, cistite, bronquite e pedra nos rins. Para o tratamento de hemorroidas, o aconselhado é lavar o local com a infusão até três vezes ao dia. A aplicação tópica também é eficaz nos casos de reumatismo e herpes. Como fazer: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Como beber: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Lembrando que quando se trata de uso medicinal, nada deve ser feito sem a prévia consulta a um médico.
‘... a Piper aduncum L., da família Piperaceae, foi descrita assim pelo botânico Frei Mariano da Conceição Vellozo : “pimenta chamada apertarruão porque é adstringente e usada pelas mulheres para voltar a ter a sensação de virgindade.” A planta é conhecida hoje também pelo nome de falso jaborandi, devido a sua atuação eficaz contra a queda de cabelos. Ela contém taninos que desencadeiam atividade adstringente.’(https://ufmg.br/comunicacao/noticias/estudo-atualiza-informacoes-sobre-plantas-descritas-por-pioneiro-da-botanica-brasileira)
Uso ritualístico:
Os vegetais, frutas, raízes e folhas, tal qual nós, seres humanos, tem a regência de um ou mais Orixás. Por isso, devem ser usadas sob orientação assertiva da energia que rege a cabeça (ori).
Erva consagrada aos Orixás Xangô e Oxum, usada em banhos, amassis e limpeza de assentamentos.
Quando usada pra Xangô, o aperta ruão, é uma erva que traz o equilíbrio das emoções, fortalecendo o campo vibracional contra demandas e injustiças.
Quando pra Oxum, trabalha a autoestima, o poder feminino, a sensualidade. É com o aperta ruão que Oxum desperta nas pessoas o seu poder de sedução e de conquistas amorosas e profissionais.
Comments