top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

AS FAVAS DOS ORIXÁS: a certeza da posteridade.

Atualizado: 5 de out.

Mostruário de favas consagradas aos Orixás

Símbolos de proteção e prosperidade, as favas são reconhecidas como a primeira dádiva dos Orixás: é através delas, que se fazem imortais. E todos aqueles que fazem bom uso das favas, garantem para si, todo poder da sua ancestralidade, adquirindo mais sabedoria e atraindo a prosperidade. Elas são o sol mineral, o embrião. Nos rituais, são usadas inteiras ou transformadas pó. Este pó, é considerado o sêmen, que por sua vez, representa a posteridade. Assoprado nos cantos do Terreiro ou da residência, atrai a fartura, a proteção e o axé do Orixá correspondente àquela fava. Sempre lembrando que nada muda em nossas vidas, se continuarmos com os mesmos pensamentos e atitudes. Nada prospera, se não houver de nossa parte, uma mudança de hábitos e costumes, para que, quando tocados pelo axé do Orixá, saibamos mantê-lo em ação nas nossas vidas.

As favas são as promessas cumpridas pelos Orixás: nada há de faltar para aqueles que zelam e protegem a natureza. São o sacrifício da morte, para que não falte a vida. São o prelúdio de um novo tempo, que devemos saber cuidar para nada de bom nos faltar.

Seguimos abaixo com alguns nomes de favas e seus respectivos Orixás:


ilustração da fava de Exu

Fava de Exu: usada em assentamentos para potencializar a força de proteção e encantamento do que está sendo feito.




foto da fava olho de Exu

Olho de Exu: também conhecida como olho de cabra. Usada tanto para Exu, como para Pombagira, no sentido de dar proteção e defender de trabalhos negativos.




Garra de Exu: também conhecida como unha de Pombagira, é usada em obrigações, assentamentos e oferendas. Ajuda muito no controle das emoções e protege contra falsidades e traições.


Fava de Ogum: usada em assentamentos e oferendas para o Orixá, potencializando as energias de proteção e axé. Usadas na porta da casa, afasta demandas.





Fava de Ogum (II): além das mesmas propriedades da acima, esta é mais usada em patuás e amacis para os filhos de Ogum.




Foto da pinha de Oxóssi

Fava de Oxóssi: também conhecida como pinha de Oxóssi, traz a prosperidade, a vitória através da estratégia, o bem querer. Usada em assentamentos, banhos e oferendas, tanto em pó como inteira.




Foto de sete favas de Oxóssi

Fava de Oxóssi (II): conhecida como ayò, traz prosperidade e potencializa os pedidos feitos ao Orixá, acelerando a realização desses pedidos. Estimula os sentimentos de coragem e determinação. Apazigua brigas e desentendimentos. Também usada em assentamentos, obrigações e banhos de abertura de caminhos.


foto de nove favas de Omolu

Fava de Omolu: fava que traz equilíbrio emocional e material, afasta energias ligadas às doenças do corpo e da alma. Traz bom ânimo e disposição. Usa-se em banhos, assentamentos e oferendas.



Foto de sete favas de Obaluaiê

Fava de Omolu (II): esta fava, pode ser usada em conjunto com a de cima, potencializando o axé do Orixá. Seu uso é mais frequente nas obrigações e assentamentos da forma mais jovem do Orixá, trazendo condições para modificar situações ruins e equilibrar as emoções psicoemocionais. Traz alegria e boa disposição.


Favas de Xangô numa escultura de madeira em formato de mão

Fava de Xangô: originária de uma árvore considerada sagrada na África, a fava de Xangô, conhecida como alibé, traz prosperidade para os negócios, proteção contra demandas e inveja, ajuda em processos judiciais, afasta mazelas e quizilas. Usada em banhos, assentamentos e oferendas.




Fotografia da fava de Iemanjá

Fava de Iemanjá: conhecida como Ègboyia, pode ser usada por qualquer filho de Orixá, considerando o fato de Iemanjá ser a Mãe de todos os oris. Esta fava é considerada uma comida, e é servida ao Orixá devidamente preparada com cebola, camarão seco, azeite de dendê ou de oliva e milho branco (canjica). Envolta no algodão , por conta da fragilidade da fava, e também uma maneira de representar o amor de Oxalá por Iemanjá. quando retirado este algodão, deve ser entregue na terra. Pode ainda , em rituais de fortalecimento do ori, ser umedecido com banha de ori e a fava triturada; colocada então no alto da cabeça.


Foto ilustrativa da fava de Oxum

Fava da Oxum: também conhecida como Fava do amor, usada para banhos e oferendas à Orixá das águas doces, para trazer prosperidade e proteção contra energias negativas. Em oferendas para o amor, é usada em forma de pó e assoprada sobre a obrigação.




Foto ilustrativa de um tipo da Fava de Oxum

Fava de Oxum (II): mesmas propriedades e uso da anterior.






Foto ilustrativa da Fava de Iansã

Fava de Iansã: além do seu uso em oferendas e amacis, também se faz o uso em banhos de descarrego. Protege contra inveja, desânimo e depressão. Para saber se uma pessoa está sendo verdadeira com você, assopre o pó desta fava pelas costas da pessoa. Ou ainda, escreva o nome da pessoa, coloque fogo, junte as cinzas do papel com o pó da fava e assopre a favor do vento, pedindo a Iansã que te revele o verdadeiro sentimento daquela pessoa, em relação a você.


Foto ilustrativa da Fava de Iansã

Fava de Iansã (II): mesmas propriedades e uso da primeira.






Foto ilustrativa da Fava de Iansã

Fava de Iansã (III): também conhecida como flor de Iansã. Mesmas propriedades e uso da primeira.







Foto ilustrativa da Fava de Nanã

Fava de Nanã Buruquê: muito utilizada por mulheres que desejam engravidar: tanto em banhos, como em pó carregada em patuás. Tem também como finalidade afastar a morte mandada, resolver questões financeiras, desfazer trabalhos de magia negativa e ajudar a ter êxito em provas escolares e concurso público.

Em forma de pó, misturada a pemba branca devidamente consagrada a Nanã, usa-se para amansar pessoas.




Foto ilustrativa da Fava de Nanã roxa

Fava de Nanã, roxa: mesmas utilidades da acima.










Foto ilustrativa Favas de Nanã

Fava de Nanã (III): mesmas utilidades.













148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page