top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

A PROSPERIDADE NA UMBANDA

Atualizado: 16 de out. de 2022

(Luiz de Miranda – Pai no Santo)


São muitas as definições de prosperidade. Entre elas, encontramos: abundância, fartura, riqueza, pessoas afortunadas e bem sucedidas. Este conceito, de fato, está relacionado à condição de riqueza, como vemos, chegando até a ser considerado sinônimo. Mas, seria de fato, a riqueza e aquisição de bens materiais, um conceito acertado de prosperidade? Seria mesmo o dinheiro e os bens materiais, fonte da prosperidade? Se assim o é, por que tantas pessoas ricas vivem muitas vezes em estado de depressão, ansiedade, nervosismo, inquietude...?

Sim, bem sabemos da importância do dinheiro em nossas vidas. Afinal, é através dele que sustentamos nossas existências e adquirimos os bens para nossa sobrevivência. E é nesse fluxo que impulsionamos também a prosperidade para outras pessoas.

Sempre ouvimos dizer que “dinheiro não traz felicidade”. Será mesmo?

Como então pagar nossas contas, comprar nossas roupas, honrar nossos compromissos?

Dinheiro traz felicidade sim! A questão, é saber se quem ganha o dinheiro, está pronto para ser feliz.

E é nesse ponto, que aprendemos as lições da Umbanda:

Você só pode se considerar uma pessoa próspera, no momento em que você consegue gerar prosperidade para outras pessoas através daquilo que você conquistou, herdou ou ganhou. Uma pessoa rica nem sempre é próspera, ela é apenas detentora de bens, e nada faz para gerar prosperidade para outras pessoas, costumam inclusive, menosprezar, destratar, ofender aos que elas julgam estar abaixo da sua classe social. Se você é rico, mas trata mal seus funcionários, achando que eles por ganharem seus salários em dia, são obrigados a aturar seus desaforos, você não é próspero. Como também os ricos racistas, homofóbicos, avarentos, mal-educados, soberbos, narcisistas, intolerantes... só tem dinheiro, mas não são prósperos.

Uma pessoa humilde, sem muitos recursos, pode ser próspera, no momento que ela usa esses poucos recursos para gerar meios de lhe garantir uma vida confortável e saudável, onde o bem-estar, o bem-querer e o bem-viver são os pilares da sua existência. São pessoas que estão sempre atentas ao trabalho, às oportunidades que lhe fazem chegar até ao dinheiro, sem se deixar escravizar por ele.

Não há prosperidade onde há ócio, desânimo e vitimismo. Prosperidade requer disposição, boa vontade, autocontrole, solidariedade, respeito, amor ao que se faz e ao que se deseja.

A riqueza por si só não traz felicidade. Já a prosperidade, é a felicidade de ser rico com aquilo que se tem. Então, se busca ser rico, aprende antes a ser próspero. Pois a vida é um ir e vir constantes, tudo aquilo que você faz por amor, recebe em prosperidade. Já o que você faz por ganância, recebe em dinheiro, só dinheiro...



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page