top of page
Foto do escritorLuiz de Miranda

A FAVA DE OMOLU


Fava de Omolu fechada
Fava de Omolu

De acordo com os ancestrais da Umbanda, as favas são os maiores símbolos de doação e amor dos Orixás pela humanidade. Através delas, nossas vidas se perpetuam, nossas histórias são recontadas, nossas emoções revividas e renascidas. Através delas, temos a oportunidade de refazer o caminho. As favas são sementes sagradas deixadas pelos Orixás para que nunca nos falte alimento, proteção e acima de tudo: vida!

Neste texto, apresentamos a fava de Omolu, que é a semente da seringueira, a planta amazônica fornecedora da borracha. Mas além da borracha, pesquisadores descobriram os enormes benefícios da semente da seringueira: adubo (cascas), suplemento alimentar, ração para peixe, barra de cereal.

De acordo com reportagem do G1 de 30/03/2016, o pesquisador e empreendedor Antônio Santos resolveu pesquisar a árvore genealógica de sua mãe, que tem 102 anos de idade e se mantém lúcida. Nesta pesquisa, descobriu sua descendência indígena e que à época se alimentavam das sementes da seringueira e todos gozavam de excelente saúde e morriam com idade bastante avançada.

“O projeto de pesquisa foi desenvolvido com apoio do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Programa Sinapse de Inovação.”

No uso ritualístico, a fava de Omolu é usada em suas obrigações, assentamentos e oferendas. Se ofertadas fechadas, a fava vai servir como absorvedora de energias negativas para manter a limpeza do ambiente e evitar intromissões na manipulação da oferenda ou obrigação que está sendo feita. Depois do prazo de vencimento dessa oferenda, a fava deve ser despachada intacta em uma terrinha.

Quando ofertada aberta, a fava tem a finalidade de expandir todo seu axé. Neste caso, quebre a fava, retire as sementes e torre levemente. As cascas podem ser dispensadas numa terrinha ou pé de planta e as sementes podem ser mastigadas, engolindo a seiva e depois assoprando o bagaço que ficou na boca, sobre a oferenda, em sinal de gratidão e respeito ao Orixá.

Aqui estamos falando na fava de Omolu. Mas, nem todas as favas de Orixás, podem ser consumidas, pois algumas delas contém níveis de toxidade altos para o corpo humano.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page